Marcelo Nakagawa é Professor de Empreendedorismo e Inovação do Insper, FIA, Fundação Vanzolini e Instituto Butantan nas disciplinas de inovação e empreendedorismo. É coordenador adjunto da FAPESP nos programas de inovação. É membro do conselho da Anjos do Brasil e da Artemísia Negócios Sociais. É colunista da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios e do Estadão PME, além de ser colaborador da Exame PME. É consultor de empreendedorismo do SENAC-SP e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e consultor de inovação do Bradesco (InovaBRA), Kimberly-Clark e Cyrela Commercial Properties (CCP). É autor dos livros Empreendedorismo: Elabore seu plano de negócio e faça diferença (Ed. Senac, 2013) e Plano de Negócio: Teoria Geral (Ed. Manole, 2011) e co-autor de Empreendedorismo Inovador: Como criar startups de tecnologia no Brasil (Ed. Evora, 2012), Sustentabilidade & Produção (Ed. Atlas, 2011) e Engenharia Econômica e Finanças (Ed. Elsevier, 2009) . É doutor em Engenharia de Produção (POLI-USP), mestre em Administração e Planejamento (PUC-SP) e graduado em Administração de Empresas (FEA-USP). Foi um dos primeiros mentores da Endeavor Brasil, Diretor de Empreendedorismo da FIAP, Diretor de Pesquisa da Naspers/MIH, Diretor de Inovação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Chefe da área de pesquisa da Eccelera Brasil e pesquisador da A.T. Kearney. Também já atuou como professor na FGV, ESPM, FACCAMP e BM&F BOVESPA.