Fundada em 2002, por Fabiane Oliveira, a Proseftur – Assessoria em comércio exterior viabiliza importações e exportações para as empresas brasileiras de todos os portes.  Assessorando cerca de 200 empresas, de multinacionais a empresários individuais, faz a gestão de 900 a 1.000 importações por mês, totalizando cerca de US$ 30 milhões, seu ritmo de crescimento é de 20 a 30 novos clientes por mês e se diferencia no mercado, em sua proposta de valor, por oferecer aos clientes e parceiros, conhecimento de toda a cadeia do comércio exterior, garantindo clareza nas orientações, segurança e tranquilidade em todas as operações.

No processo de importação, a Proseftur faz desde a abertura da empresa —com os registros, habilitações e credenciamentos necessários — até sua inclusão em regimes especiais. Assessora os clientes a encontrar o produto ou a matéria-prima desejados com preços mais atrativos, presta serviços de câmbio e pode gerenciar a operação inteira sob um contrato de terceirização.

No processo de exportação, a consultoria provê desde a identificação dos melhores mercados para cada produto e respectivos posicionamentos no País até a realização completa das vendas.

A Proseftur – sua diretoria, gestores e colaboradores – tem em sua ideologia, ser um agente transformador na vida das pessoas e empresas com quem se relaciona, oferecendo um serviço diferenciado e exclusivo, agregando o valor do conhecimento de forma humanizada.

Esta consciência de transformação pode ser vista em ações singelas, como de uso de tecnologias para evitar impressões desnecessárias e preservar o meio-ambiente, como ações globais, que é a assinatura do pacto global com a ONU, com atendimento aos 10 princípios, que contemplam ações relacionadas a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e contra a corrupção.

Dentre as práticas da empresa, para atender ao pacto global, podemos citar a não utilização, em hipótese alguma, de trabalho infantil, forçado ou escravo; respeito total as leis ambientais do país; não adoção de práticas que visem tirar vantagens em concorrências públicas; não utilização de formas de discriminação (raça, cor, religião, opção sexual e etc.) nos processos de seleção de funcionários; respeito às leis trabalhistas do país e uso de contratos com consumidores e outras empresas que sejam claros, objetivos e justos.

Também, faz parte da consciência de transformação, o apoio a entidades sociais, como o hospital Grendacc, que atende crianças e adolescentes portadores de câncer e de doenças hematológicas.

Todas as ações e práticas adotadas e desenvolvidas pela Proseftur são parte do seu planejamento estratégico, relacionadas a sua responsabilidade social corporativa. Visado a satisfação dos clientes e colaboradores, a empresa busca constante atualização e inovação. Em 2017, a empresa inaugurou sua sede própria e está investindo na modernização do sistema, em mídias sociais com divulgação do conhecimento, consultorias para revisão do planejamento estratégico, revisão de todos os processos, análise do perfil do colaboradores e treinamentos para desenvolvimento da equipe. Também são realizadas reuniões semanais da Diretoria com seus gestores, para alinhamento das estratégias e reuniões mensais com a equipe para acompanhamento dos resultados alcançados, definição de ações a serem desenvolvidas e engajamento da equipe.