Suzana Pires

Suzana Pires, 40 anos, única artista feminina da rede globo a desempenhar as funções de atriz e autora, formada em Filosofia pela PUC-RJ e em ShowRunner Drama Series pela MediaXChange de Los Angeles.

Atualmente, Suzana prepara sinopse para sua novela solo para a faixa das 19hrs da Rede Globo e finaliza o roteiro do longa-metragem De Perto, Ela Não É Normal, adaptação da sua peça de teatro a ser rodado ainda em 2018, com Suzana atuando também como protagonista.

Como autora, Suzana assinou em parceria com Walther Negrão as novelas Sol Nascente e a minissérie Dama da Noite e Flor do Caribe como co-autora. Foi também colaboradora de texto do humorístico Os Caras de Pau e criadora do quadro Cosplay na TV para o Video Show. Criou e atuou na webserie para o Gshow, Look do Dia com Tia Suelly (spin-off da peça De Perto, ela não é normal). Antes de escrever para a tv Globo, foi roteirista da Conspiração Filmes, onde assinou o roteiro do seriado As Pegadoras, dirigido por Candé Salles. No Teatro, Suzana é autora da peça de humor “De perto, Ela não é Normal”, (em cartaz desde 2006), do drama BLACKOUT e das comédias: Alguém Para Chamar de Seu”, “O Cara”, “As Mentiras Que as Mulheres Contam” e “Manual de Noção”, ” De Geração em Geração” e “Que Mundo é Esse?”. Também foi autora da coluna de crônicas Mulher é Barra da revista Choice e da coluna Sem Pudor.

Ainda no audiovisual, atuou nos filmes: Going to Brazil de Patrick Miille, Loucas Pra Casar, Casa Grande de Felipe Barbosa, A Grande Vitória de Stefano Lapietra, Tropa de Elite de José Padilha, entre outros e nas novelas A Regra do Jogo de João Emanuel Carneiro, Fina Estampa de Aguinaldo Silva, Caras e Bocas de Walcyr Carrasco e nos seriados A Grande Familia, Minha Nada Mole Vida, A diarista, Faça sua história, Força Tarefa, entre outros.

Foi premiada como melhor atriz no Festival de Cinema de Los Angeles em 2014 pelo seu trabalho como a sofrida Tereza do filme A Grande Vitória.